sexta-feira, 8 de maio de 2009

O batismo Bíblico

Posted on/at 12:42 by Pr. Carlos Jones

TEXTO: (Marcos 16.15-16)
Introdução

A pregação do Evangelho começou com a pregação de João Batista, o precursor de Jesus e o batismo no Rio Jordão daqueles que aceitaram a sua mensagem.
“Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão”. (Mt 3.6)
2) O início do Ministério de Jesus aconteceu com a realização de seu batismo, afirmando Jesus ser necessário “cumprir toda a justiça”.
“Respondeu Jesus: "Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça". E João concordou”. (Mt 3.15)

I. O BATIZANDO
1) Somente pessoas convertidas devem ser batizadas. O batismo é uma ordenança dada por Jesus para todos os salvos, todos os que crêem nele como seu único e suficiente Salvador.
No livro de Atos cap. 8, a pergunta feita pelo eunuco ao evangelista Filipe se haveria qualquer impedimento para seu batismo, a resposta do Evangelista Filipe é clara: “Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". (At 8.37)
O Novo Testamento proclama a universalidade da salvação. Deus não faz acepção de pessoas, todos, sem distinção de raça, cultura ou idade, podem ser salvos e conseqüentemente batizados: a Bíblia diz: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”. (Rm 10.9)
2) Somente quem crê em Jesus como seu único e suficiente Salvador deve ser batizado porque Deus criou o homem livre e o batismo é um ato de escolha daqueles que se dispõem a pertencer à igreja, o corpo de Cristo!
3) A ordenança dada por Jesus é somente para os que crêem:
“E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Mc 16.15-16).
O Senhor Jesus Cristo também ordenou dizendo: “18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (Mt 28.18-20).
A Bíblia diz no livro dos Atos dos apóstolos 2.41: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”. Os primeiros cristãos foram batizados não somente porque se arrependeram, mas também porque receberam de bom grado as suas palavras. Que palavras eram estas? “A doutrina dos apóstolos”. “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações”. (At 2.42). O batismo é símbolo glorioso das doutrinas fundamentais do Evangelho. A entrada do crente na igreja simboliza a aceitação da autoridade de Cristo como Mestre e Senhor, por isso significa a aceitação de todas as doutrinas ensinadas pela igreja.

II. O MOMENTO DO BATISMO
1) O momento exato do batismo é sempre:
a. Uma iniciativa do batizando – Filipe: “Eis aqui água, que impede que eu...”, No Pentecoste: "Irmãos, que faremos?" (At 2.37)
b. Uma decisão da igreja – “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”. (At 2.41) e "Você pode, se crê de todo o coração". (v. 37)
2) Nos dois casos citados houve preparação, diálogo, ensino e aceitação. “Os que aceitaram a mensagem foram batizados” (At 2.41). E agregaram-se à igreja que os batizou, portanto, a autoridade para batizar foi entregue à igreja.

III. BATISMO: QUALIDADE E NÃO QUANTIDADE
1) Segundo a Bíblia, existe um único batismo (qualidade e não quantidade) (Ef 4.5) “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo”. Conseqüentemente, uma única forma de batizar, pois não é uma opção pessoal do homem
2) Ninguém pode manter o significado de um símbolo mudando-lhe a forma.
3) Etimologicamente a palavra “batismo” (baptizo – batismós) vem do grego e significa “imergir profundamente, mergulhar, afundar”.
1) No Evangelho de (João 3.23) lemos que: “João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e o povo vinha para ser batizado”.
2) No batismo do eunuco, vemos que “... desceram ambos à água..., tanto Filipe como o eunuco e o batizou”. Ambos entraram na água.
A forma do batismo do N.T. é portanto, imersão e unicamente imersão!

IV. O SIGNIFICADO DO BATISMO
1) O batismo não salva, mas é uma ordem para os salvos – "Você pode, se crê de todo o coração". (v. 37).
2) O batismo é o início de uma vida de submissão a Cristo, porque por meio dele nos unimos à igreja, que é o corpo de Cristo.
- Se somos membros do corpo de Cristo passamos a ser dirigidos por Cristo! O simbolismo do batismo; um símbolo é um sinal. O batismo nas águas simboliza a entrada do crente na comunhão da morte e ressurreição de Cristo.
3) O batismo é um drama do Evangelho apresentado em três atos: MORTE, SEPULTAMENTO E RESSURREIÇÃO.
4) Conforme Paulo escreveu aos Romanos 6.1-6, no ato do batismo nos identificamos com Cristo.
a. Na sua morte: “Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte?” (v. 3)
b. No seu sepultamento: “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova”. (v. 4)
c. Na sua ressurreição: “a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (v. 4b).
“Quem crer e for batizado será salvo...” (Mc 16.16). O batismo não salva, mas é ordenado para todo aquele que crê.
O batismo é um ato visível da fé que não podemos ver. “mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16b). Tão certa quanto a condenação do incrédulo é a salvação do crente. A salvação é mediante a fé e o batismo é o testemunho de obediência que todo o salvo deve dar. Batismo não salva, mas eu nunca conheci um salvo que não quisesse ser batizado.

Conclusão:
Se você deseja viver a realidade de uma vida de obediência a Jesus, comece pela obediência de se submeter à observância da ordenança do batismo.
Se você já obedeceu à ordenança do batismo (tal como está na Bíblia), que simboliza a realidade de uma vida de obediência completa a Jesus, viva a realidade desse simbolismo.
Se você já aceitou a Cristo como o teu único e suficiente Salvador, a nossa oração a Deus é que entre tantos desejos que podem dominar o seu coração, você seja movido(a) pelo Espírito Santo a ter o desejo de ser batizado.
Vamos pedir a Deus que nos ensine a discernir cada vez mais a vontade do Espírito Santo, para que sejamos como a Igreja Primitiva onde, diz a Bíblia: “Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham”. (At 4.32). Amém!

IB Brooklin – Culto Matutino – 19/04/09 – Pr. Carlos Jones

0 comentários:

Postar um comentário