TEMA: Seguindo Jesus de Longe.
TEXTO: Lucas 22.31-34; 54-62
INTRODUÇÃO:
Pedro era um dos discípulos que mais intimidade tinha com o Senhor. Pedro está aqui confessando sua fé e compromisso para com Jesus. Mas o Senhor sabia que a fé de Pedro precisava de desenvolvimento. Muitas vezes, passamos por provações e podemos aprender com a experiência de Pedro, crendo que Jesus não vai nos deixar desfalecer na fé. Entendemos melhor a nós mesmos quando compreendemos Pedro. Podemos nos identificar com seus fracassos e sucessos. Viriam tempos difíceis para os discípulos.
Jesus havia falado-lhes acerca de seus sofrimentos (v. 15).
Jesus havia revelado que um deles o trairia (v. 21).
Jesus avisou Pedro que seria atacado por Satanás (v. 31).
I. A ORAÇÃO DE JESUS ( v. 31).
O Senhor estava preocupado com Pedro quando fora tentado.
1. Satanás pediu... (v. 31)
2. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça (v. 32)
O Senhor advertiu Pedro e adverte também a nós.
O Senhor fala de tal maneira à nossa mente e coração que se lhe dermos ouvidos, poderemos distinguir a voz do Senhor dizendo: Cuidado! Não faça isto! Mude sua atitude; deixe isto pra lá, esqueça.
Deus nos adverte através de situações diversas. Pode ser uma doença, um acidente, a perda do emprego, etc...
Deus nos fala pela sua Palavra.
Deus nos fala pelo Espírito Santo.
O Senhor Jesus ora pelos seus servos que são tentados.
Nosso inimigo é Satanás. Ele procura destruir a nossa fé e, para isto, usa todos os meios ao seu alcance. Precisamos estar conscientes a respeito deste inimigo e sempre que sentirmos nossa fé abalada, devemos prestar atenção se a causa não é uma estratégia dele.
Temos um inimigo que procura nos destruir, temos também um intercessor poderoso.
1. Jesus orou por nós no Getsêmani (Jo 17.20)
2. Jesus intercede agora por nós dentro do céu (Hb 4.14; Hb 7.25; I Jo 2.1)
Ele conhece as nossas fraquezas, nossas dúvidas, nosso temperamento, nossa capacidade de suportar situações; enfim, ele em todo momento intercede por nós, e, graças a esta intercessão, podemos encontrar forças para resistir ao inimigo e alimentar a nossa fé.
Deus nos ama e quer o melhor pra nós e sempre voltados para o lado espiritual. Ai de nós se Deus não nos corrigisse, não nos repreendesse, não nos instruísse. Não teríamos como ser uma bênção nas mãos dEle.
Ao ler o nosso texto dá para se ter uma visão e fazer uma comparação entre o que estava acontecendo com Pedro e o que está acontecendo com o povo hoje em dia. Pedro estava negando a Jesus porque o seguia de longe. E o seguia de longe porque estava precisando ser despertado para algo em sua vida em relação a Jesus.
Como é triste ver o rumo que muitas pessoas já tomaram ou estão tomando a cada dia que passa com relação ao relacionamento com Deus. A cada dia que passa muitas pessoas estão andando mais longe de Deus, se afastando dEle. Apesar de multidões estarem aderindo às religiões, o ser humano na grande maioria continua se afastando de Deus, dormindo para as coisas de Deus.
O coração está longe de Deus (Mt 15.8-9). E como isto é demonstrado? Pela forma de viver das pessoas. A cada dia que passa vemos o ser humano errando mais. Cometendo atos absurdos e procurando viver do jeito que bem quer, despreocupado com o que interessa a Deus, contrariando e negando a Jesus, displicente e negligente na vida espiritual. Parece que em outros tempos nunca esteve tão longe de Deus.
Parece que está realmente dormindo o sono de descuido espiritual sem levá-lo a sério. A maioria se esquece que um dia irá prestar contas a Deus – de nossa vida e não sabemos o momento. Precisamos encarar isto com a maior seriedade. Seria muito bom que cada pessoa parasse um pouco, para analisar a sua própria vida com Deus. É um desafio para você.
Como está a minha vida com Deus? Já sou salvo? Já nasci de novo? Tenho eu algum compromisso com Deus e Jesus? Como o tenho encarado, como estou encarando?
O que vemos através do nosso texto? Vemos o erro de um homem que errou porque seguia a Jesus de longe. Pedro foi um homem que sempre procurou seguir a Jesus de perto. De repente Pedro achou que poderia segui-lo de longe e que o resultado seria o mesmo. Talvez você seja um que pensa ou age assim. Cuidado, Pedro seguiu Jesus de longe e o resultado foi negar a Jesus.
Muita gente está hoje nas igrejas, mas estão seguindo a Jesus de longe e porque não dizer que estão longe de Deus!
No texto vemos um Pedro errando, mas vemos também o despertamento desse Pedro, quando a Bíblia diz que Jesus lhe fez ver e enxergar o seu erro. Ele, Pedro, foi sacudido pela Palavra, ele parou e caiu em si mesmo e reconheceu seu erro em tempo de poder corrigir. É isto que Deus quer do pecador. Que seja sacudido não pelo horror das tragédias. Que seja sacudido pelo poder do Espírito Santo de Deus, da palavra, e que se desperte, se arrependa e se converta verdadeiramente ao Senhor nosso Deus que é longânimo em perdoar (II Cr 7.14).
Pedro foi tocado pelo poder da palavra que Jesus lhe falou. (Lc 22.61). Pedro teve verdadeiro arrependimento: E saindo para fora chorou amargamente.
O pecador precisa chorar as lágrimas do arrependimento. Você já fez isto? Pedro não endureceu o coração, ele abriu o coração. Abra o seu também. Muitas pessoas estão dormindo para a vida espiritual ou não querem perceber isto. A qualquer momento Deus vai pegar o braço de alguém e não se sabe o momento. Ninguém deve viver dormindo na vida espiritual, nem viver desleixado, desprevenido. Deve levá-la a sério com Deus e com Jesus. Ninguém pode viver dormindo ou de qualquer jeito espiritualmente. É preciso despertar:
II. O DESPERTAMENTO PARA A SALVAÇÃO DA ALMA (Jo 3.16-17)
É a maior vontade de Deus que todos sejam salvos (I Tm 2.4). Todos são pecadores e precisam de um Salvador. Deus não quer que ninguém seja surpreendido com a morte, mas que todos tenham vida eterna (Jo 10.10).
É preciso despertar para ser salvo hoje, enquanto é tempo. Amanhã pode ser muito tarde (II Co 6.2). E (Isaias 55.6) (...) O dia e o tempo da salvação é hoje e agora. Jesus te ama e quer te salvar hoje. Talvez seja por isso e para isto que você ainda está vivo. Não espere ser despertado por um desastre na vida. Aceite a salvação hoje. O amanhã não nos pertence. Aceite o perdão de Jesus confessando seus pecados a Ele (Lc 19.10).
Desperta-te hoje para a salvação da tua alma. A terceira realidade para a qual o homem precisa despertar é:
III. O DESPERTAMENTO PARA SEGUIR E SERVIR JESUS.
Seguir e servir como Jesus quer. Buscar o senhorio de Cristo para sua vida (Rm 12.1-2). Ninguém pode ser feliz sem servir a Jesus. Muitos crentes estão dormindo para esta necessidade: servir a Jesus. É preciso acordar para uma mudança de vida e viver como uma nova criatura em Cristo (II Co 5.17). Dando bom testemunho e exemplo de uma vida cristã.
Há pessoas que infelizmente já chegaram a um determinado ponto na vida espiritual, onde ficaram estagnadas, paralisadas, inertes, insensíveis à voz da Palavra de Deus em seus corações.
A Palavra de Deus chega aos seus ouvidos e já não faz efeito nos seus sentimentos espirituais. Não penetra em seus corações. Simplesmente estão petrificados. Alguns já nem se importam se ouvem ou não a Palavra de Deus. Não faz diferença, pois ela já não age em suas vidas, não opera transformação alguma. Espiritualmente estão mortos. Não há quem faça despertar, se arrepender e mudar numa conversão verdadeira. É preciso se despertar. Cair em si mesmo, reconhecer sua atual situação, se arrepender, chorar se for preciso, mas é preciso se render a Jesus enquanto é tempo. É preciso que levemos a sério a nossa vida com Jesus, nos comprometendo mais e mais com Ele.
IV. O TEMPO PRECISO DO CANTO DO GALO QUANDO PEDRO FALHOU (v. 60)
Havia sido profetizado o momento quando cantaria este galo (v. 34) Temos coisas boas que dizer dos galos.
Levantam-se de madrugada e cumprem com a tarefa dada por Deus. Despertam os dorminhocos. São anunciadores de boas notícias. Nunca se cansam da mesma rotina. Deus usou este galo em particular para levar Pedro ao arrependimento
Seu canto oportuno fez com que Pedro se lembrasse da promessa que havia feito. Também lhe fez lembrar da promessa que Jesus lhe havia feito.
V. O PENETRANTE OLHAR DE JESUS PARA PEDRO (v. 61).
O Senhor se virou e olhou para Pedro. Jesus preocupava-se com Pedro apesar de tudo o que Ele estava passando.
Só podemos especular sobre o olhar de Jesus:
O que refletia? Repreensão, lástima ou dor?
O que estava comunicando o coração de Jesus a Pedro? Aquele olhar rompeu o coração de Pedro e o levou a chorar. Pedro ficou abatido naquele dia da negação, mas não destruído. O amor de Cristo o trouxe de volta e lhe deu esperança (Jo 21.15-17).
Pedro não era melhor nem pior que nós. Era um homem com fraquezas e virtudes, mas, acima de tudo, foi um homem que encontrou seu caminho de volta para Deus.
Pedro viveu sua humanidade e se comprometeu com a sua fé em Jesus Cristo até a morte.
Jesus quer fazer o mesmo com você, mesmo que você tenha falhado. Mesmo que tenhamos caído na fé, mesmo que um dia tenhamos negado o Senhor, mesmo que de alguma maneira tenhamos sido tropeço em vez de bênção, o amor de Cristo convida para voltar.
Não espere ser despertado por uma tragédia qualquer. Pare um pouco. Pense, analise sua vida com Deus. Veja e reveja o que estás dando e fazendo para Jesus.
Use os teus dias para ser uma bênção nas mãos dEle, ainda é tempo de mudar. Comece a mudar hoje. Desperta!
Se for preciso se arrepender, se arrependa, chore, confesse, faça como fez Pedro. Caia em si, saia do lugar onde estás. Faça como Pedro.
Não importa o que você tenha sido ou deixado de ser. O que tenha feito ou deixado de fazer. Seja você jovem, adulto ou criança, Jesus está interessado em te ajudar. Tome uma decisão hoje. Não importa se você é um crente ou não. Jesus quer salvar, transformar, mudar tua vida já, pois Ele quer usá-la. Deixa Jesus agir em tua vida já, pois Ele quer usá-la. Deus te chama antes que se apague a chama.
Venha dar a Deus o que Ele te pede e venha buscar nEle e dEle o que Ele quer dar e que você precisa. Como está a tua vida? Faça uma reflexão de tua vida com Jesus e agora venha ter um encontro real com Ele.
Lançando-te nos braços dEle, corpo e alma e coração pela fé. Ele te convida (Is 55.1-6). É preciso despertar para a vida com Jesus.
INTRODUÇÃO:
Pedro era um dos discípulos que mais intimidade tinha com o Senhor. Pedro está aqui confessando sua fé e compromisso para com Jesus. Mas o Senhor sabia que a fé de Pedro precisava de desenvolvimento. Muitas vezes, passamos por provações e podemos aprender com a experiência de Pedro, crendo que Jesus não vai nos deixar desfalecer na fé. Entendemos melhor a nós mesmos quando compreendemos Pedro. Podemos nos identificar com seus fracassos e sucessos. Viriam tempos difíceis para os discípulos.
Jesus havia falado-lhes acerca de seus sofrimentos (v. 15).
Jesus havia revelado que um deles o trairia (v. 21).
Jesus avisou Pedro que seria atacado por Satanás (v. 31).
I. A ORAÇÃO DE JESUS ( v. 31).
O Senhor estava preocupado com Pedro quando fora tentado.
1. Satanás pediu... (v. 31)
2. Mas eu orei por você, para que a sua fé não desfaleça (v. 32)
O Senhor advertiu Pedro e adverte também a nós.
O Senhor fala de tal maneira à nossa mente e coração que se lhe dermos ouvidos, poderemos distinguir a voz do Senhor dizendo: Cuidado! Não faça isto! Mude sua atitude; deixe isto pra lá, esqueça.
Deus nos adverte através de situações diversas. Pode ser uma doença, um acidente, a perda do emprego, etc...
Deus nos fala pela sua Palavra.
Deus nos fala pelo Espírito Santo.
O Senhor Jesus ora pelos seus servos que são tentados.
Nosso inimigo é Satanás. Ele procura destruir a nossa fé e, para isto, usa todos os meios ao seu alcance. Precisamos estar conscientes a respeito deste inimigo e sempre que sentirmos nossa fé abalada, devemos prestar atenção se a causa não é uma estratégia dele.
Temos um inimigo que procura nos destruir, temos também um intercessor poderoso.
1. Jesus orou por nós no Getsêmani (Jo 17.20)
2. Jesus intercede agora por nós dentro do céu (Hb 4.14; Hb 7.25; I Jo 2.1)
Ele conhece as nossas fraquezas, nossas dúvidas, nosso temperamento, nossa capacidade de suportar situações; enfim, ele em todo momento intercede por nós, e, graças a esta intercessão, podemos encontrar forças para resistir ao inimigo e alimentar a nossa fé.
Deus nos ama e quer o melhor pra nós e sempre voltados para o lado espiritual. Ai de nós se Deus não nos corrigisse, não nos repreendesse, não nos instruísse. Não teríamos como ser uma bênção nas mãos dEle.
Ao ler o nosso texto dá para se ter uma visão e fazer uma comparação entre o que estava acontecendo com Pedro e o que está acontecendo com o povo hoje em dia. Pedro estava negando a Jesus porque o seguia de longe. E o seguia de longe porque estava precisando ser despertado para algo em sua vida em relação a Jesus.
Como é triste ver o rumo que muitas pessoas já tomaram ou estão tomando a cada dia que passa com relação ao relacionamento com Deus. A cada dia que passa muitas pessoas estão andando mais longe de Deus, se afastando dEle. Apesar de multidões estarem aderindo às religiões, o ser humano na grande maioria continua se afastando de Deus, dormindo para as coisas de Deus.
O coração está longe de Deus (Mt 15.8-9). E como isto é demonstrado? Pela forma de viver das pessoas. A cada dia que passa vemos o ser humano errando mais. Cometendo atos absurdos e procurando viver do jeito que bem quer, despreocupado com o que interessa a Deus, contrariando e negando a Jesus, displicente e negligente na vida espiritual. Parece que em outros tempos nunca esteve tão longe de Deus.
Parece que está realmente dormindo o sono de descuido espiritual sem levá-lo a sério. A maioria se esquece que um dia irá prestar contas a Deus – de nossa vida e não sabemos o momento. Precisamos encarar isto com a maior seriedade. Seria muito bom que cada pessoa parasse um pouco, para analisar a sua própria vida com Deus. É um desafio para você.
Como está a minha vida com Deus? Já sou salvo? Já nasci de novo? Tenho eu algum compromisso com Deus e Jesus? Como o tenho encarado, como estou encarando?
O que vemos através do nosso texto? Vemos o erro de um homem que errou porque seguia a Jesus de longe. Pedro foi um homem que sempre procurou seguir a Jesus de perto. De repente Pedro achou que poderia segui-lo de longe e que o resultado seria o mesmo. Talvez você seja um que pensa ou age assim. Cuidado, Pedro seguiu Jesus de longe e o resultado foi negar a Jesus.
Muita gente está hoje nas igrejas, mas estão seguindo a Jesus de longe e porque não dizer que estão longe de Deus!
No texto vemos um Pedro errando, mas vemos também o despertamento desse Pedro, quando a Bíblia diz que Jesus lhe fez ver e enxergar o seu erro. Ele, Pedro, foi sacudido pela Palavra, ele parou e caiu em si mesmo e reconheceu seu erro em tempo de poder corrigir. É isto que Deus quer do pecador. Que seja sacudido não pelo horror das tragédias. Que seja sacudido pelo poder do Espírito Santo de Deus, da palavra, e que se desperte, se arrependa e se converta verdadeiramente ao Senhor nosso Deus que é longânimo em perdoar (II Cr 7.14).
Pedro foi tocado pelo poder da palavra que Jesus lhe falou. (Lc 22.61). Pedro teve verdadeiro arrependimento: E saindo para fora chorou amargamente.
O pecador precisa chorar as lágrimas do arrependimento. Você já fez isto? Pedro não endureceu o coração, ele abriu o coração. Abra o seu também. Muitas pessoas estão dormindo para a vida espiritual ou não querem perceber isto. A qualquer momento Deus vai pegar o braço de alguém e não se sabe o momento. Ninguém deve viver dormindo na vida espiritual, nem viver desleixado, desprevenido. Deve levá-la a sério com Deus e com Jesus. Ninguém pode viver dormindo ou de qualquer jeito espiritualmente. É preciso despertar:
II. O DESPERTAMENTO PARA A SALVAÇÃO DA ALMA (Jo 3.16-17)
É a maior vontade de Deus que todos sejam salvos (I Tm 2.4). Todos são pecadores e precisam de um Salvador. Deus não quer que ninguém seja surpreendido com a morte, mas que todos tenham vida eterna (Jo 10.10).
É preciso despertar para ser salvo hoje, enquanto é tempo. Amanhã pode ser muito tarde (II Co 6.2). E (Isaias 55.6) (...) O dia e o tempo da salvação é hoje e agora. Jesus te ama e quer te salvar hoje. Talvez seja por isso e para isto que você ainda está vivo. Não espere ser despertado por um desastre na vida. Aceite a salvação hoje. O amanhã não nos pertence. Aceite o perdão de Jesus confessando seus pecados a Ele (Lc 19.10).
Desperta-te hoje para a salvação da tua alma. A terceira realidade para a qual o homem precisa despertar é:
III. O DESPERTAMENTO PARA SEGUIR E SERVIR JESUS.
Seguir e servir como Jesus quer. Buscar o senhorio de Cristo para sua vida (Rm 12.1-2). Ninguém pode ser feliz sem servir a Jesus. Muitos crentes estão dormindo para esta necessidade: servir a Jesus. É preciso acordar para uma mudança de vida e viver como uma nova criatura em Cristo (II Co 5.17). Dando bom testemunho e exemplo de uma vida cristã.
Há pessoas que infelizmente já chegaram a um determinado ponto na vida espiritual, onde ficaram estagnadas, paralisadas, inertes, insensíveis à voz da Palavra de Deus em seus corações.
A Palavra de Deus chega aos seus ouvidos e já não faz efeito nos seus sentimentos espirituais. Não penetra em seus corações. Simplesmente estão petrificados. Alguns já nem se importam se ouvem ou não a Palavra de Deus. Não faz diferença, pois ela já não age em suas vidas, não opera transformação alguma. Espiritualmente estão mortos. Não há quem faça despertar, se arrepender e mudar numa conversão verdadeira. É preciso se despertar. Cair em si mesmo, reconhecer sua atual situação, se arrepender, chorar se for preciso, mas é preciso se render a Jesus enquanto é tempo. É preciso que levemos a sério a nossa vida com Jesus, nos comprometendo mais e mais com Ele.
IV. O TEMPO PRECISO DO CANTO DO GALO QUANDO PEDRO FALHOU (v. 60)
Havia sido profetizado o momento quando cantaria este galo (v. 34) Temos coisas boas que dizer dos galos.
Levantam-se de madrugada e cumprem com a tarefa dada por Deus. Despertam os dorminhocos. São anunciadores de boas notícias. Nunca se cansam da mesma rotina. Deus usou este galo em particular para levar Pedro ao arrependimento
Seu canto oportuno fez com que Pedro se lembrasse da promessa que havia feito. Também lhe fez lembrar da promessa que Jesus lhe havia feito.
V. O PENETRANTE OLHAR DE JESUS PARA PEDRO (v. 61).
O Senhor se virou e olhou para Pedro. Jesus preocupava-se com Pedro apesar de tudo o que Ele estava passando.
Só podemos especular sobre o olhar de Jesus:
O que refletia? Repreensão, lástima ou dor?
O que estava comunicando o coração de Jesus a Pedro? Aquele olhar rompeu o coração de Pedro e o levou a chorar. Pedro ficou abatido naquele dia da negação, mas não destruído. O amor de Cristo o trouxe de volta e lhe deu esperança (Jo 21.15-17).
Pedro não era melhor nem pior que nós. Era um homem com fraquezas e virtudes, mas, acima de tudo, foi um homem que encontrou seu caminho de volta para Deus.
Pedro viveu sua humanidade e se comprometeu com a sua fé em Jesus Cristo até a morte.
Jesus quer fazer o mesmo com você, mesmo que você tenha falhado. Mesmo que tenhamos caído na fé, mesmo que um dia tenhamos negado o Senhor, mesmo que de alguma maneira tenhamos sido tropeço em vez de bênção, o amor de Cristo convida para voltar.
Não espere ser despertado por uma tragédia qualquer. Pare um pouco. Pense, analise sua vida com Deus. Veja e reveja o que estás dando e fazendo para Jesus.
Use os teus dias para ser uma bênção nas mãos dEle, ainda é tempo de mudar. Comece a mudar hoje. Desperta!
Se for preciso se arrepender, se arrependa, chore, confesse, faça como fez Pedro. Caia em si, saia do lugar onde estás. Faça como Pedro.
Não importa o que você tenha sido ou deixado de ser. O que tenha feito ou deixado de fazer. Seja você jovem, adulto ou criança, Jesus está interessado em te ajudar. Tome uma decisão hoje. Não importa se você é um crente ou não. Jesus quer salvar, transformar, mudar tua vida já, pois Ele quer usá-la. Deixa Jesus agir em tua vida já, pois Ele quer usá-la. Deus te chama antes que se apague a chama.
Venha dar a Deus o que Ele te pede e venha buscar nEle e dEle o que Ele quer dar e que você precisa. Como está a tua vida? Faça uma reflexão de tua vida com Jesus e agora venha ter um encontro real com Ele.
Lançando-te nos braços dEle, corpo e alma e coração pela fé. Ele te convida (Is 55.1-6). É preciso despertar para a vida com Jesus.
Posted in Marcadores: Pr. Carlos Jones | Edit |
0 comentários:
Postar um comentário