quinta-feira, 14 de maio de 2009

Fazendo algo para Deus

Posted on/at 08:20 by Pr. Carlos Jones

TEXTO: II Samuel 24.24.
TEMA: Fazendo Algo para Deus!

INTRODUÇÃO:

O Pr. Davi Gomes comprou um prédio de 14 andares no centro do Rio de Janeiro, sem um centavo no bolso ou na conta bancária e isto porque já estava construindo um outro edifício maior ainda ao lado deste. Isto sim, foi fé. E Isto nos faz entender Hebreus capítulo 11. A fé incomoda e nos tira da zona de conforto. Espero de todo meu coração que com o que Deus tem feito na IBB, tenhamos aprendido de uma vez por todas que igreja não é agência bancária que precisa ter dinheiro para agradar seus clientes, mas o lugar onde as pessoas exercitam a fé para fazerem as coisas acontecer.

I. OFERTAR AO SENHOR ALGO PESSOAL.
“Não oferecerei ao SENHOR, o meu Deus, holocaustos que não me custem nada". (II Samuel 24.24). Frase do rei Davi a Araúna, em um momento muito especial na vida do rei. Davi queria fazer um sacrifício para Deus e precisava de um espaço físico, de um local. Como rei, ele podia quase tudo. Receber um presente, não lhe seria algo estranho. Quantos gostariam de agradar o rei dando-lhe presentes. E certamente Davi e outros reis receberam muitos presentes. Mas agora, este não era o caso. O fato é que este ato de ofertar um sacrifício era algo diferente. Davi estava oferecendo algo para Deus. O presente tinha que ser seu. Como diz um ditado popular, Davi não podia fazer “o bem com esmola dos outros”, por mais intencionada que fosse. Araúna insiste no presente. Davi insiste no pagamento. Este pedaço de terra era para Deus, não para ele, Davi. E, sendo para Deus, tinha que ser algo pessoal, algo que Davi tivesse produzido ou se esforçado. VOCÊ VERÁ QUE VOCÊ TEM MAIS PARA DAR DO QUE VOCÊ IMAGINAVA. VOCÊ É MAIS RICO DO QUE IMAGINAVA. O quanto está te custando tudo isto que você está testemunhando acontecer em nossa igreja ? Quanto você tem investido de fato naquilo que você hoje vê e aprecia?
Existem duas espécies de pessoas no mundo: Os Investidores e os Pedintes. Os investidores (os que dão), por sua natureza, praticam o princípio do investimento; os pedintes são aqueles que não vêem o dar como um investimento, e por só conseguirem ver e ter aquele pouco que têm, tentam ao máximo “guardar” seu produto. No fim do dia o investidor vence porque ele recebe de volta muito mais do que tinha quando iniciou seu investimento. O pedinte, no fim do dia, será ainda mais pobre do que quando o dia começou porque, na tentativa de guardar o que possuía, perdeu oportunidades, amigos, saúde, respeito, além de ter consumido uma boa parte do que tinha, e sem retorno, pois não houve investimento. A abundância de recursos naturais não constitui pré-requisito para a prosperidade. “Quando se trata de futuro, há três espécies de pessoas: Aquelas que deixam acontecer, aquelas que fazem acontecer e aquelas que se espantam com o que aconteceu”. John Richardson. De qual grupo você faz parte? O futuro não acontece simplesmente; pessoas de convicção criam literalmente o futuro.

II. SER COMO DAVI – SERVIR A MINHA GERAÇÃO.
(Atos 13.36): Davi foi um líder profundamente antenado com os clamores do seu povo e profundamente compromissado com a solução dos mesmos. Num momento de expectativa como o que passamos, é pertinente levantarmos alguns questionamentos. O primeiro questionamento está relacionado com a essência do clamor do povo. Significa dar respostas para perguntas que são feitas e não perguntas que não são feitas. Significa desempenhar tarefas que realmente tocarão nas reais necessidades das pessoas. O segundo questionamento está relacionado com a expectativa que as pessoas sempre têm a respeito do desempenho do seu líder. Nossa geração está de plantão na expectativa de ver líderes que lutam bravamente para perceberem a luz no fim do túnel. Pessoas que encontram respostas para os grandes desafios. Ao invés de serem do não, do contra, negativistas e amargos, nossos líderes devem ser otimistas e esperançosos. Com esta postura, a história acontece para o bem da comunidade. Davi serviu sua própria geração conforme a vontade de Deus. O terceiro questionamento está relacionado com a angústia social da nossa geração. Davi serviu a sua própria geração conforme a vontade de Deus. Se esse é o nosso tempo, se essa é a nossa geração, se essa é a nossa história, então, fica o desafio para a liderança, da qual também faço parte e me cobro servirmos a presente geração conforme a vontade de Deus.

III. NÃO EXISTE PLANO B.
Deus sempre trabalha com o Plano A. Deus não joga cartas, nem dados, nem algo parecido. O plano de Deus é certo muito embora atravesse por situações, circunstâncias incertas. Todavia se eu falhar, se você falhar, nós é que perdemos a oportunidade de sermos uma bênção, MAS DEUS CERTAMENTE LEVANTARÁ ALGUÉM PARA FAZER O QUE ELE DESEJA QUE SEJA FEITO. Vejamos, (Ester 4.10-14): “Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?” Se quiséssemos ignorar a visão da Reforma e Ampliação de nosso Templo teríamos feito e por certo teríamos outras preocupações para enchermos o nosso tempo. Todavia, ao nos empenharmos na construção deste projeto proporcionamos abertura ainda maior para a ação do Espírito: a) na vida daqueles que se envolvem; b) na vida de todos que fazem doações investindo seus bens e dinheiro; c) na vida de todos que trabalham nos eventos para levantamento de fundos; d) na vida de todos que estão testemunhando o que está acontecendo em nossa igreja; e) aquecendo, mexendo e fazendo crescer a chama do Espírito, desafiando tanto os de dentro (membros da igreja quanto freqüentadores) quanto os de fora (crentes e não crentes) com a visão e ação do Senhor em nossas vidas; g) Estamos fazendo renascer a esperança para pastores, cristãos comuns, povo de Deus e mesmo para os não crentes que verão surgir uma obra, construída genuinamente na fé e na dependência do Senhor Deus.

CONCLUSÃO:
Orar é sério como também é perigoso. É sério porque Deus ouve. É perigoso porque Deus responde. Chamar a Sua atenção para algo sem valor não é apenas um desperdício de tempo mas algo tremendamente pecaminoso. Talvez você nem esteja consciente disto, mas através deste processo que começamos via esta obra, duas coisas aconteceram: Somos semeadores do Reino de Deus. Sementes do Reino têm sido semeadas através do que estamos fazendo para o Senhor, e no tempo certo, irão prosperar. Quando Deus aponta, Ele paga a conta. Temos a garantia de Deus e Sua Palavra que nos diz:
“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19).
“se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.”. (II Timóteo 2.13).
“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". (Hebreus 10.38).
“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai”. (João. 14.12).
“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus”. (Salmo 20.7).

0 comentários:

Postar um comentário