quarta-feira, 13 de maio de 2009

A encarnação do Verbo

Posted on/at 08:37 by Pr. Carlos Jones

TEXTO: (João 1.1-4, 14).
TEMA: A ENCARNAÇÃO DO VERBO.

INTRODUÇÃO:
Uma das doutrinas básicas da fé cristã é a encarnação do Filho de Deus. Para a mente humana é inconcebível que possa nascer um ser humano de uma forma diferente dos demais seres humanos, mas a Bíblia ensina que o nascimento de Jesus Cristo foi sem a intervenção do homem.
Quando Deus se manifestou a Maria através de um anjo, lhe disse que ela daria a luz a um menino. Maria muito surpresa perguntou-lhe como seria isso, pois ela não conhecia varão. O anjo explicou-lhe que o poder do Altíssimo a cobriria com a sua sombra e por tanto o santo ser que nasceria seria Filho de Deus. A Bíblia diz: “o que é impossível para os homens, para Deus tudo é possível porque não há limite para o seu poder”.
Para meditar neste verso bíblico devemos considerar os 13 versos bíblicos anteriores para que entendamos os motivos do fato histórico da encarnação.
O escritor sagrado nos ensina que o Verbo se tornou homem:
Nesta época estamos festejando o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, estamos celebrando o fato de que Ele se tornou homem.
Deus se fez carne e habitou entre nós.
O verso 14 fala do Senhor Jesus Cristo.

I. "O VERBO SE FEZ CARNE”. (v. 14a)
Aqui temos o ensino sobre a encarnação do infinito Deus-Homem. Como é Deus? A Bíblia responde dizendo que Ele é como Jesus! Por causa do natal podemos conhecer a Deus. Jesus Cristo disse: “Quem me vê a mim, vê o Pai”.
O nascimento de Jesus foi virginal. O Filho de Deus foi concebido pelo poder do Espírito Santo.
O nascimento de Jesus foi no momento perfeito da história da humanidade. Historiadores afirmam que o Senhor Jesus Cristo nasceu no momento propício para a expansão da fé. Se Cristo tivesse nascido antes ou depois do momento do seu nascimento, a história do cristianismo teria sido muito diferente. O apóstolo Paulo afirma em Gálatas 4.4: “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da Lei”.
O propósito da encarnação:
* Salvar os pecadores: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. (I Timóteo 1.15)
Amigo, faça um teste! Pergunte-se a si mesmo: Em que estou confiando para a minha salvação? A minha religião garante que vou para o céu? Para onde iria a minha alma se eu deixasse de existir agora? Jesus Cristo é o único que tem poder para perdoar e salvar. A Bíblia diz: ”Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. (Romanos 3.23). Destituídos da glória de Deus significa condenados à perdição. Jesus Cristo veio salvar os destituídos da glória de Deus, a saber, a todos os pecadores que aceitarem a sua mediação. Perdão: O melhor presente de natal que existe.
* Para destruir as obras do Diabo: “Aquele que pratica o pecado é do Diabo, porque o Diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo”. (I João 3.8). Jesus não veio apenas para SALVAR o pecador, mas também para LIBERTAR do poder do diabo. Há muito suicídio nesta época do ano. A tristeza leva muitas pessoas a tirarem suas próprias vidas. Isto porque as pessoas são prisioneiras de satanás.
* Para ensinar que é possível obedecer a Deus no meio de hostilidades. (João 1.5), (Hebreus 5.7).
O Senhor Jesus Cristo nasceu com um propósito bem definido: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior”. (I Timóteo 1,15)

II. "... E HABITOU ENTRE NÓS”. (v. 14b)
O Senhor Jesus Cristo viveu entre os seres humanos por mais de trinta anos. Durante a sua permanência na terra experimentou as mais terríveis provas que nenhum ser humano jamais experimentou. Ele foi humilhado, marginalizado, desprezado, teve sede, fome e todo tipo de necessidades. Seu clímax de sofrimento foi quando entregou a sua vida por nós na cruz do calvário. Sem dúvida, sua permanência entre nós nos trouxe muitas bênçãos:
* Jesus Cristo revelou o Deus invisível: “Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido”. (João 1.18).
* Jesus Cristo revelou o caráter perfeito de Deus. Sua vida santa, sem pecado nos faz ver a santidade de Deus e entender que o desejo Dele é que aprendamos de Jesus. O Senhor disse: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas”. (Mateus 11.29).

III. "... E VIMOS A SUA GLÓRIA”. (v. 14c)
* Cristo manifestou a glória de Deus no Monte da Transfiguração. (João 18.4-6).
* Jesus Cristo manifestou a verdade de Deus: “Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei à verdade que ouvi de Deus”. (João 8.40).
* Cristo manifestou o poder de Deus: “Ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não estiver com Ele” – (Nicodemos). “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra”. (Mateus 28.18).
* Cristo manifestou o amor de Deus: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. (Romanos 5.8).
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3.16).

CONCLUSÃO:
Somente em Cristo o homem pode ter a esperança da glória de Deus. Deus se fez presente na raça humana para que todo o pecador pela fé tenha eterna salvação.
Jesus Cristo veio para revelar o Pai Celestial, mostrou para a humanidade como é Deus e o que Deus exige de nós. Sabendo que sendo pecadores, não podemos agradar a Deus, Jesus morreu na cruz para pagar por todos os nossos pecados. Ele destruiu as obras do maligno. Ele liberta o pecador da escravidão de Satanás e dá a vida vitoriosa e eterna.
Não deixe o diabo continuar realizando suas obras em tua vida. Deixe Jesus realizar uma obra maravilhosa de transformação em tua vida. Não deixe o maligno tomar o lugar de Jesus em tua vida. Ele quer que você viva amargurado e triste. Jesus quer salvar você, abençoar.
Aceita a Cristo que nasceu para ser o teu Senhor e Salvador. Abra o seu coração para Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário