quarta-feira, 13 de maio de 2009

Conquistando o que foi prometido

Posted on/at 08:38 by Pr. Carlos Jones

TEXTO: Números 13.25-33; 14.1).
TEMA: Conquistando o que foi prometido.

INTRODUÇÃO:

Deus manifestou a sua glória, abriu o Mar Vermelho, mandou as pragas e o povo não fez nada. Tudo aquilo que o Senhor fez no Egito foi para que o povo tomasse consciência de que com eles estava um Deus grande, vivo. Ele provou com fatos, através de milagres, que estava com aquele povo, porque, até então, ninguém podia tirá-lo do Egito, mas Deus com Sua mão forte o tirou. Porém, para chegar até Canaã, a terra do leite e do mel, havia um caminho difícil, de lágrimas: o deserto. Havia necessidade de passar por aquele caminho e por ele ninguém quer passar. Você tem que ser perseverante em seguir a Deus, ainda que seja no deserto.
“Ao fim de quarenta dias, eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra. 26 Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra”. (Números 13.25-26). O texto se refere aos doze espias que saíram para espiar a terra que, sob juramento, Deus prometera aos filhos de Israel e a Abraão na saída do Egito.
“E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos”. (Números 13.27).
Eles foram à terra e constataram que era boa; em outras palavras, o que Deus disse era verdade, e trouxeram o fruto da terra, a prova, um sinal de que o local, onde Deus queria que eles estivessem, era bom. Deus quer que todos nós tenhamos um espaço de felicidade, mas nós o conquistamos pela fé. “Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque. 29 Os amalequitas vivem no Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão". (Números 23.28-29). Você vê que são os mesmos povos a quem, na saída do Egito, Deus falou que faria entrar na terra dos cananeus.
“Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!". (Números 13.30).
Esse povo queria moleza! Queria que Deus fosse lá, derrotasse tudo sem a participação dele.
“E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. 33 Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". (Números 13.32-33). Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz. (Números 14.1). O povo chorou quando ouviu os relatórios dos espias dizendo que não podiam, porque esse era o espírito de incredulidade dos espias, embora Calebe tenha dito que iriam possuir a terra. Independente de quem estivesse na sua frente, havia uma promessa. Deus é fiel. Depende de nós, não depende dEle. Cabe a nós enfrentarmos os nossos inimigos crendo que iremos prevalecer, porque se tomarmos um passo em relação a eles e começarmos a lutar, Deus não permitirá que sejamos vencidos pelos nossos inimigos.
Na vida cristã, na igreja, e na obra do Senhor há muito espaço a ser conquistado pelo povo de Deus. Como por exemplo: Na vida particular do crente – oração, fé, pecado... No trabalho da igreja – música, evangelismo... tudo isso são espaços que Deus quer que seu povo, todo cristão conquiste, isto para o bem estar do crente e da igreja, e também para a honra e glória de Deus.
Mas para que haja conquistas e vitórias é necessário ação, trabalho. É impossível ganhar espaço, vencer batalhas sem lutar para isto. Vejamos, neste texto o que devemos fazer para conquistar o que nos foi prometido.

I. DEUS QUERIA QUE O SEU POVO CONQUISTASSE A TERRA PROMETIDA, MAS ELA NÃO FOI CONQUISTADA A SEU TEMPO.
* Porque acharam impossível conquistá-la. “Há muitos povos naquela terra, são gigantes. Somos poucos, fracos e incapazes”.
* Porque desanimaram, murmuraram e choraram. Desanimaram crendo que nunca iriam conseguir. Reclamaram das condições e até choraram. Quiseram até apedrejar os que pensavam positivamente.
Com tais atitudes não conquistaram a terra prometida, vagaram 40 anos no deserto e lá morreram sem conquistar e desfrutar das bênçãos daquela terra há muito prometida por Deus.

II. QUAIS OS ERROS COMETIDOS QUE OS PRIVARAM DA CONQUISTA E DAS BÊNÇÃOS?
* Acharam que era impossível ao invés de confiar em Deus.
Esqueceram-se dos sinais que Deus já havia feito.
Esqueceram-se do poder de Deus e suas promessas.
Não confiaram em Deus e na vitória que o Senhor podia lhes dar.
* Reclamaram e choraram ao invés de agir.
Começaram a lamentar a situação na qual estavam.
Começaram a culpar os outros por causa da situação.
Preferiram reclamar ao invés de agir.
Infelizmente há crentes nesta mesma situação hoje.
* Há muito espaço que Deus quer que estes conquistem.
Ø Na música, evangelismo, um certo trabalho na obra de Deus.
* Mas acham impossível conquistá-los.
É grande demais para mim, sou incapaz.
Já tentei antes mas fracassei, deixa para outro.
* Reclamam e choram ao invés de agir.
Que bom seria se a minha vida espiritual fosse melhor.
Que bom seria se conseguisse vencer este pecado, este vício.
Que bom seria se tivéssemos isto e aquilo.
Sabem por que esses crentes perdem a bênção e sofrem de não conquistar estes espaços? Porque esperam que as coisas aconteçam ao invés de fazê-las acontecerem. (Esta é a razão que uns vencem e outros não, que umas igrejas têm e outras não).
Aleijadinho: Desde pequeno queria ser artista. De fato, ele queria ser escultor. Mas uma voz em seu interior lhe dizia, com toda a lógica do mundo, que “aleijados não podem ser escultores”. Era lógico, mas era falso. Aleijadinho insistiu e venceu.
Santos Dumont: Sempre sonhou em voar nas maiores alturas. Não acreditou em seus compatriotas que insistiam em lhe dizer que o homem não poderia voar com um veículo mais pesado que o ar. O mundo é plano diziam os navegadores. Era lógico, mas era falso. Um dia, Santos Dumont consegue colocar o 14 bis no ar. Há muitas coisas nas quais você acredita, com lógica, mas que são absolutamente falsas.

III. PARA CONQUISTAR A VITÓRIA E DESFRUTAR DAS BÊNÇÃOS É PRECISO FAZER COMO JOSUÉ E CALEBE. (Números 13.31; 14.6-9).
* Confiar em Deus.
Confiar nas promessas de Deus.
Confiar no poder de Deus. (Filipenses 4.13).
* Agir ao invés de murmurar.
Deve ter atitude correta, positiva
Estar disposto a lutar para conquistar.
O crente, a igreja abençoada, que conquista vitórias, é a igreja que tem a atitude de Josué e Calebe, eles desfrutaram das bênçãos porque conquistaram a terra. (Números 14.30-36, 38).


CONCLUSÃO:

Se quisermos ser vitoriosos e abençoados precisamos confiar em Deus e começar a agir. Não espere que as coisas aconteçam, mas sim, com poder e liderança do Espírito Santo “aja” e faça acontecer. Isto resultará em bênçãos para você e a igreja, e Deus será glorificado.

0 comentários:

Postar um comentário